top of page
1.png

PROJETO: EuFaço!

Utilizando UX/UI Design para desenvolver uma opção eficaz que permita serviços de manutenção e/ou pequenos reparos via videochamada.

DURAÇÃO: junho - julho de 2020

TIPO: Conceito, Pesquisa, Visual

O Desafio 

O projeto foi desenvolvido a partir do case passado no Hackaton online do programa de formação feito pela FCamara.

“Atualmente, só ouvimos falar do trabalho remoto, suas vantagens, a busca por novos rumos e até novos clientes. Mas há o outro lado da moeda: algumas áreas profissionais têm mais dificuldades para se adaptar a esse novo estilo de vida, pessoas perdendo seus empregos, empresas perdendo lucros por quebra de contrato. Que solução você daria para amenizar ou até melhorar essa situação?”.

A proposta

Estudando o desafio e através de algumas reuniões com o meu time, analisamos os setores que, devido à pandemia, foram mais afetados por não terem opções para prestar seus serviços remotamente.

 

O Brainstorm nos levou à seguinte proposta voltada para o setor de construção e afins.

“Plataforma que vai conectar potenciais clientes a prestadores de serviços de manutenção e/ou pequenos reparos capazes de prestar seus serviços presencialmente ou remotamente, de forma orientada. O cliente resolverá um problema sem precisar sair de casa (dependendo da situação) e terá a ajuda de um profissional qualificado”.

O que pretendemos resolver?

A dificuldade que os prestadores de serviços autônomos de manutenção e pequenos reparos (montadores, pintores, eletricistas e etc) enfrentam em tempos como o atual causado pela Pandemia. Por se tratar principalmente de um atendimento presencial, são poucas as opções para que os profissionais tenham uma renda sem necessariamente correr riscos. Junto com a dificuldade dos prestadores, potenciais clientes sem experiência com o tipo de serviço, acabam correndo o risco de fazê-lo por conta própria, gastando muito tempo para finalizar a tarefa ou às vezes finalizando de forma incorreta.

 

Definindo o tipo de setor que iríamos abordar, então minha pesquisa começou a aprofundar e solidificar a proposta de forma a proporcionar uma experiência de usuário clara e eficaz.

Iniciando a pesquisa

| BenchMarking, Entrevistas, Pesquisa Quantitativa/Qualitativa, Personas, Mapa de Proposta de Valor e Mapa de Experiência.

 

A primeira pergunta que fiz quando pré definimos o que seria nosso projeto foi: Como a plataforma se diferenciaria de outras que tratam do mesmo assunto? E a resposta veio com fluidez: Apresentaria a possibilidade de aprender a fazer pequenos reparos por conta própria com a assistência orientada de pessoa qualificada, também seria uma opção pilar para o prestador de serviço obter a renda que estava acostumado a ter, mas de uma forma diferente do que já têm. conhecer (pessoalmente).

 

Com base nisso, iniciei uma comparação entre plataformas semelhantes ao que queríamos. Sabendo como os concorrentes trabalham essa ideia, consegui selecionar alguns diferenciais importantes para que nossa proposta se destaque das demais, mas isso foi só o começo.

Benchmarking.png

Comparação entre plataformas semelhantes ao que queríamos.  

Público-alvo

Quem usaria nossa plataforma? Quem seria a pessoa mais encorajada a aproveitar o que estávamos construindo? Essas perguntas já estavam pré-respostas desde o início (de forma genérica, é claro). Seriam os Autônomos Prestadores de manutenção e/ou pequenos reparos e pessoas que procuram esse tipo de serviço, pessoas que gostam mais de tecnologia e compras pela internet, por exemplo. Esta informação por si só não foi suficiente para criar algo especial para alguém. Então, após definir o público-alvo, iniciei a pesquisa para definir a pessoa “ideal” para nossa plataforma, nossa Persona (ou personas rsrs). 

A pesquisa foi realizada com 10 pessoas de cada lado, pessoas que procuram serviços e pessoas que prestam serviços.

1_TFYH9l_X6dvGhmwY3_4gGQ.png
1_XMpN2z4vGBPKJmEpHofGMQ.png

Personas 

Analisando e filtrando a pesquisa consegui chegar às nossas Personas, a Extrovertida Jullia e o calmo Manoel Prestador de Serviços.

1_uzbgIOJCay7gOI6ZIF4Ljw.png
1_QRutx-vQi0dIUw6y7c2L6A.png

O problema...

Filtrando as pesquisas com usuários, pude identificar os principais problemas para Prestadores de Serviços e Clientes, que seriam

 

Provedor: Publicidade em toda a região, serviços próximos, pouca afinidade com tecnologia, renda limitada, principalmente serviços presenciais, comunicação “superficial”. ​

 

Cliente: Falta de tempo, pouca experiência com serviços focais, baixa renda, pouco conhecimento sobre quais profissionais são qualificados para o atendimento necessário.

 

A partir daí, comecei a relacionar as atitudes e o dia-a-dia das Personas com a nossa plataforma, buscando entendê-las melhor e reconhecer onde e de que forma poderíamos ajudá-las a solucionar os problemas mencionados.

Construção do EuFaço!

|  Sitemap, Arquitetura da Informação, Esboços, Guia de Estilo, Protótipo de Alto Propósito e Teste de Usabilidade.

 

Junto com meu Squad, definimos alguns recursos importantes para que a plataforma entregasse exatamente o que queríamos e o que nossos usuários precisavam. Entre as funcionalidades tivemos:

  • Cadastro do usuário

  • Histórico de Projetos Abertos ou Fechados (Cliente e Provedor)

  • Pesquisar por local

  • Transmissão de vídeo

  • bater papo

  • Compartilhamento de mídia

  • Formulário de solicitação

  • Sistema de feedback/classificação

 

Tendo em mente as principais funcionalidades, desenvolvi o mapa do site e a arquitetura da informação.

1_UB4kpvaCzUt_oPw582xyRQ.png

Esboços

Finalmente chegou a hora de colocar todo o meu repertório no papel, a hora de poder visualizar nossa plataforma e começar a dar forma a ela. Nada melhor do que o jeito “raiz” de fazer as coisas, então peguei meu lápis, papel, coloquei uma boa música e vamos ser criativos! Ao fazer as pesquisas com os usuários, consegui identificar os principais problemas para Prestadores de Serviços e Clientes, qual seria

1_7ENSVn_lmP48NdhYwvJgfg.png

Protótipo

Com algumas telas já rabiscadas comecei a desenvolver o protótipo high-end usando AdobeXD. Entrei no mundo UX recentemente, ainda não tinha muita afinidade com a ferramenta de prototipagem, mas ao longo do processo pude estudar e ao mesmo tempo aplicar conceitos que havia adquirido. ​

 

*Você pode ver o protótipo aqui

 

​ O protótipo passou por diversos testes ao longo de sua construção, para que fosse possível identificar erros ou melhorias a serem aplicadas desde o início. Em relação aos primeiros Sketches e ao protótipo de alto propósito, é visível que ocorreram algumas alterações de design, isso devido às interações do usuário com a plataforma em construção. Então EuFaço! tomou forma.

Como a EuFaço! funciona

Por meio de um sistema de busca de localização, os usuários que procuram serviços de manutenção e/ou pequenos reparos têm acesso a profissionais próximos que podem atender sua solicitação com mais agilidade. Cada profissional, ao criar seu perfil, tem a opção de prestar serviços online, presencial ou ambos. A contratação do serviço, seja à distância ou presencial, é feita por meio de um Chat embutido na plataforma, com o chat é possível trocar mensagens, anexos (para envio de orçamento ou fotos que auxiliam na negociação) e Video chamada para atendimento guiado.

Teste de usabilidade

Chegamos à fase final e para finalizar a coleta de dados ou reações em relação à nossa plataforma, foi realizado um teste de usabilidade com duas pessoas que representavam nossas duas personas. Este último teste serviu de base para planejarmos melhorias e funcionalidades futuras.

 

*Você tem acesso ao Teste de Usabilidade completo aqui

test.PNG

Considerações finais <3

Ao longo do projeto pude aplicar o que havia estudado até então e, graças à ajuda dos mentores da FCamara, pude entender um pouco mais sobre como é a realidade dos profissionais focados e dedicados a entregar um produto ou serviço totalmente humanizado/ pensamento do usuário funciona. Todo o projeto foi um desafio e tanto, mas fico feliz em poder pensar em uma opção que possa ajudar vários profissionais nesse momento difícil marcado pela pandemia.

 

Quero agradecer a Mariana Oliveira, Renan Santos, Marcos Vinicius e Alvaro Mendes (Minha Esquadrão) por estarem comigo durante todo o processo e dar vida ao meu protótipo; E principalmente obrigado ao Grupo FCamara por proporcionar esse Hackaton tão desafiador e diferente do habitual.

 

Deixo este projeto aberto para comentários e críticas construtivas. Obrigado por ler até aqui e espero que tenha gostado da minha jornada!

bottom of page